Campanhas dão suporte à fase de acabamento do novo bloco cirúrgico do Hospital São José em Ituiutaba

Publicado em domingo, 02 de outubro de 2016 às 13:42
Tags:
Tamanho da fonte

Com cem por cento de recursos obtidos com doações da comunidade, a Diretoria do Hospital São José está executando a fase de acabamento do primeiro andar do novo bloco cirúrgico da instituição, em construção desde março de 2015. O presidente Vicente Pereira da Silva, considera a obra um verdadeiro marco para o HSJ e toda a comunidade, destacando que as próximas etapas serão a instalação dos pisos, em porcelanato e emborrachado especial, e a pintura do novo bloco cirúrgico.

Numa iniciativa arrojada, a Comissão de Voluntários do HSJ tomou frente e saiu às ruas pedindo doações, desde o ano de 2015, obtendo excelente receptividade, avalia o presidente Valmir Teixeira. Juntos, os voluntários conseguiram a doação integral dos tijolões, areia, pedra brita e também fizeram a campanha do cimento, conseguindo erguer a obra. Também foram doadas a planta e a parte de fundação.

Outro ponto de apoio à construção do novo bloco cirúrgico é a campanha realizada pela Comissão de Humanização e Eventos do HSJ, via conta de água da SAE, que mensalmente garante à instituição média de R$ 28 mil. Nela, a comunidade faz doações ao hospital via conta de água, a partir de três reais, tendo como base a Lei 4.114 de 24 de outubro de 2011. Hoje, são mais de 6.100 doadores.

O Diretor Administrativo do HSJ, Cleuson de Oliveira, esclarece que atualmente o hospital está com muitas dificuldades financeiras para custeio, ou seja, compra de materiais e medicamentos, pagamento de plantões e funcionários. Mas que, no entanto, mantém firme o compromisso com os doadores de só aplicar o dinheiro de doações na obra.

O primeiro andar do novo bloco cirúrgico está em fase adiantada, com a primeira etapa do sistema de ar-condicionado instalado, mais a parte elétrica com o cabeamento a postos, sistema de gases já chumbado nas paredes e o engessamento das salas cirúrgicas concluído. Além disso, o corpo do novo bloco cirúrgico, com 468 m², está sendo rebocado na parte externa, dando um visual mais próximo do que será a obra, ao final. A parte inferior, o primeiro pavimento (térreo), também está em construção e nele existem várias salas para atendimento e pequenas cirurgias, leitos e sala de espera com recepção para mais de 80 pessoas. A previsão de término é para março de 2017.

“Estamos trabalhando e fechando os orçamentos de praticamente tudo, para liberar a obra. Piso, acabamento e outros detalhes. A parte civil, está praticamente pronta. Porém, vamos ter muita dificuldade para equipar o novo bloco cirúrgico, porque o orçamento desta etapa supera os dois milhões de reais”, prevê o Diretor Administrativo Cleuson de Oliveira.

Valmir Teixeira assinala que, agora, a Comissão de Voluntários está empenhada justamente em buscar junto à comunidade, especialmente aos empresários, recursos para dotar as salas do novo bloco cirúrgico com os equipamentos necessários, tais como focos, mesas cirúrgicas, respiradores, carros especiais de anestesia, dentre outros. “Estamos trabalhando para disponibilizar as salas para o uso da sociedade. A Comissão de Voluntários agradece imensamente a comunidade, àqueles que doam pela SAE, empresários e produtores rurais que sempre fazem sua parte doando animais e objetos, para o nosso leilão. Contamos com todos para darmos continuidade a esse trabalho, para que possamos elevar o HSJ à alta complexidade”.

Semanalmente, entre dois e três pacientes precisam ser enviados para fora de Ituiutaba, para serem operados nas especialidades de cardiologia ou neurologia. Ao término da construção do novo bloco cirúrgico, e com os equipamentos necessários instalados, a Diretoria do HSJ pretende credenciar a instituição na alta complexidade, no Ministério da Saúde, solucionando um gargalo antigo que é a necessidade de transferência de pacientes a grandes centros, para cirurgias desse porte.

O Hospital São José possui contas específicas para doações, sendo: no Banco do Brasil, agência 0204-6, conta-corrente n.º 51.146-3. E na Caixa Econômica Federal, agência 0125, conta-corrente n.º 2.159-2, operação 003. Para as doações via conta de água da SAE, o telefone para contato é o 34 99962 7386.  

 

Fotos: Flávio Oliveira / RP HSJ

Fotos

Mais Matérias

Leia também

Processando...