Hospital São José esclarece inverdades publicadas em redes sociais de Ituiutaba

Publicado em sexta-feira, 10 de março de 2017 às 15:57
Tags:
Tamanho da fonte

A respeito de publicação em redes sociais e replicada em aplicativo de mensagens, supostamente atribuída a um advogado e aspirante a cargos públicos de Ituiutaba, envolvendo o nome e o trabalho do Hospital São José da Sociedade de São Vicente de Paulo, a Diretoria da instituição repudia veementemente os ataques feitos ao HSJ e esclarece que todo e qualquer procedimento deste hospital, seja na esfera administrativa, sua constituição legal e funcionamento da diretoria, corpo clínico e a parte que envolve seus colaboradores, são ilibados e realizados com transparência, devendo toda e qualquer acusação ser encaminhada por escrito à Diretoria do HSJ.

Embora nossa folha de trabalhos com 77 anos de prestação de serviços de saúde, seja o maior testemunho e o espelho das obras da Sociedade de São Vicente de Paulo em Ituiutaba, pontuamos que:

1 – O HSJ recebe mensalmente recursos dos governos municipal, estadual e federal, além de convênios firmados com prefeituras da região do Pontal do Triângulo Mineiro via Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CIS-PONTAL e AMVAP. Esses recursos são aplicados no funcionamento da instituição, que atende cerca de 500 internações/mês mais 1.500 ambulatórios/mês, pacientes via Sistema Único de Saúde, o SUS, dentro do mencionado ciclo de trinta dias. Por essa razão – de atendimento público e gratuito, somados aos preceitos da SSVP, o HSJ é considerado instituição filantrópica nas três esferas, realizando até 95% de seu atendimento através do SUS.

2 – Todo e qualquer procedimento que envolva a liberação de recursos, por força de lei passa pela esfera administrativa e legislativa do Município. Daí, justificamos nossa participação e empenho junto aos políticos para que nosso trabalho seja realizado dentro dos melhores padrões de qualidade, na condição de hospital de média complexidade.

3 – As negociações que ocorrem entre Poder Público e o Hospital São José, são acompanhadas diretamente pelo Ministério Público, cabendo à Diretoria da instituição muita responsabilidade em seus atos, que são por isso públicos e, muitas vezes, motivo de especulação política.

4 – Com a mudança de governo, é sabido que a atual Administração Municipal está em negociação com a Diretoria do HSJ, com intuito de passar ao hospital a administração do Pronto-Socorro Municipal. Tal iniciativa está em fase de apuração de valores e demandas, avaliações patrimoniais, sendo analisada por ambas as partes, inclusive reuniões com o Ministério Público para legalidade, e ainda não concluída formalmente, com a assinatura do contrato. Por isso, legalmente o HSJ ainda não assumiu o Pronto-Socorro Municipal, cabendo por ele responder, até a presente data desta publicação, unicamente a Administração Municipal de Ituiutaba.

5 – Em novembro de 2015, por decisão administrativa, foram demitidos cerca de trinta colaboradores de nossa instituição, medida que foi necessária para que os demais 164 funcionários continuassem a receber seus pagamentos em dia, uma vez que a instituição vinha enfrentando sérios problemas com extrapolamentos, ou seja, maior número de atendimentos que o combinado nas negociações, à época, com o Poder Público Municipal, o que deixou o HSJ em situação negativa, trabalhando no vermelho e sustentando a duras penas a missão de continuar em funcionamento, com uma tabela do SUS defasada há mais de uma década.

6 – O HSJ possui um grupo de apoiadores da sociedade civil, a Comissão de Voluntários do HSJ, formado por pessoas que doam seu tempo e serviços para apoiar a instituição na causa nobre que é o atendimento à saúde. Todos são voluntários e, portanto, não recebem dinheiro em nenhuma hipótese para exercer suas atividades. São obreiros do bem que acompanham no dia-a-dia todas as doações que chegam à instituição, fiscalizando e prestando contas das arrecadações que envolvem principalmente a construção do novo bloco cirúrgico do HSJ, em obras desde março de 2015.

7 – É de interesse do HSJ e da SSVP saberem de qualquer ilicitude que eventualmente possa ocorrer, dentro e fora da instituição, envolvendo o trabalho caritativo e social desta instituição. Para tanto, qualquer cidadão poderá fazê-lo por escrito ou pessoalmente, via Diretoria, ou através dos meios legais. As portas do Fórum da Comarca de Ituiutaba estão abertas e responderemos, publicamente ou em juízo, qualquer acusação que chegar a esta Diretoria.

8 –  Pela legislação, para ser filantrópico o HSJ tem que prestar apenas 60% de atendimento ao SUS e 40%  particular, no entanto sempre prestamos cerca de 92% para o SUS e apenas em torno de 8% particular. Todo atendimento particular é permitido pela lei e está dentro da lei e a receita gerada é aplicada no custeio  da instituição. Dessa forma, existem médicos que possuem consultórios em nossa estrutura física, trabalhando dentro da legalidade e apoiados pela instituição, até que desejem mudar o formato ou que o HSJ seja cem por cento SUS.

9 – Não há qualquer investigação envolvendo diretores ou médicos do HSJ e, mesmo se houvesse, a Diretoria da instituição é a primeira interessada em apurar e resolver quaisquer demandas nesse sentido, colaborando diuturnamente com a Polícia, Ministério Público e com as pessoas que eventualmente possam formalizar reclamações ao HSJ.

No âmbito da administração, é sabido que a administração hospitalar está no ranking mundial como a mais difícil do mundo. Porém, com respeito e amor à causa, prosseguimos, pois consideramos que nosso maior patrimônio é o ser humano.

Ituiutaba-MG, 10 de Março de 2017

Diretoria do Hospital São José da Sociedade de São Vicente de Paulo

 

Foto: Flávio Oliveira / RP HSJ

Mais Matérias

Leia também

Processando...