História da criação do Hospital São José da SSVP

Conheça um pouco da nossa história

Tamanho da fonte

Em 1913 quando este vilarejo ainda se chamava Vila Platina, surgiu a idéia da fundação de uma Santa Casa de Misericórdia, a fim de atender doentes carentes de recursos.

Esta iniciativa logo tomou corpo com uma reunião das personalidades de expressão social, no sobrado, onde funcionava a Câmara Municipal.

Esta reunião se realizou em 23 de fevereiro de 1913 com a presença do Cônego Ângelo Tardio Bruno, vigário desta paróquia e muitas outras personalidades, onde por aclamação foi eleita uma Diretoria.

Em 5 de julho de 1914 realizou-se uma outra reunião com a mesma assembléia anterior mais voluntários que apartir daquele momento somavam-se com o mesmo objetivo.

Resolveu-se que o prédio seria construído no começo da Rua do Comércio (Rua 18), zona norte, e que seu preço não poderia exceder a vinte conto de réis.

O Hospital se denominaria SANTA CASA DE VILA PLATINA e a construção foi inaugurada em 1925 pelo Agente Executivo João Martins de Andrade, sendo que ainda não funcionava por falta de equipamentos.

Em 1931 foi devidamente aparelhado e funcionou como um POSTO DE HIGIENE, dirigido pelo Médico Dr. Cid Lopes, sendo o Posto extinto em 1934.

Após 12 anos sem atividade, os Vicentinos, através da Conferência de São José, assumem a responsabilidade do Hospital, reformando radicalmente o prédio e na presença de todas autoridades do município, inaugura o HOSPITAL SÃO JOSÉ DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO em 22 de Agosto de 1946.

Em 28 de Novembro de 1948 foi lançado a pedra fundamental para construção do novo edifício, sendo que o mesmo foi sendo construído por etapas, começando pelo porão que, depois de pronto foi usado para dispensário dos pobres socorridos pelas Conferências da Sociedade São Vicente de Paulo.

Em 16 de Setembro de 1971, inaugurou a construção do novo prédio, mas ainda sem condições de funcionamento por falta de mobiliários e equipamentos.

Os Vicentinos e demais responsáveis por esta construção, organizaram comissões, puseram-se a campo, trabalhando incansávelmente e em tempo recorde, conseguiram o numerário suficiente para equipar o Hospital, sendo que já em 19 de Março de 1972 encontrava-se em condições de pleno funcionamento

A primeira Missa foi celebrada no novo Hospital pelos Padre Osvaldo Tagliari, Padre João Avi, Padre Osvaldo Caselato, com a presença de Denise P. Untura, Dr. Oscar Mendes de Lima Jr., Irmã Leonor, Dr. Jácomo Untura Filho, Maurício e Lúcio Patrão Untura, Os Vicentinos e uma multidão de fiéis.

Cleuson de Oliveira

Processando...