Pacientes do setor de Covid-19 recebem chamadas de vídeo.

"O vínculo afetivo entre o paciente e os familiares é fundamental no processo de recuperação. Com as vídeochamadas durante o período da internação, o internado responde melhor ao tratamento."

Publicado em segunda-feira, 28 de junho de 2021 às 23:45
Tags:
Tamanho da fonte
O novo coronavírus transformou a vida de muitas pessoas e também a forma de nos comunicar. Nas unidades que atendem pacientes com Covid-19 o distanciamento dos familiares durante o período de internamento gera muita dor e sofrimento. E, para minimizar esse sentimento, o Hospital São José implantou o projeto de vídeochamada.
De acordo com o idealizador do projeto, o psicólogo Juliano Silva,  a videochamada é uma aliada na recuperação do paciente, pois ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse do hospitalizado. “O vínculo afetivo entre o paciente e os familiares é fundamental no processo de recuperação. Com as vídeochamadas durante o período da internação, o internado responde melhor ao tratamento”. Ele também ressaltou a importância do contato para os familiares, que ficam impossibilitados de visitar o enfermo. “Além do contato com o paciente a videochamada ajuda na questão emocional dos parentes, principalmente no contexto de isolamento necessário pela Covid-19”.
Para a realização da visita virtual alguns critérios precisam ser atendidos. O paciente precisa estar estável e ter o aval da equipe multidisciplinar.  Também é necessário o interesse dos envolvidos, tanto o paciente quanto os familiares. “Entramos em contato, previamente com os familiares, para se organizarem. Logo então realizamos a chamada, conforme a vontade dos mesmos”, explica.
O projeto foi implantado no Hospital São José em julho do ano passado. As chamadas são realizadas todos os dias, inclusive sábado, domingo e feriado. “Podem ser feitas uma vez por dia, sem hora definida. Quem faz as chamadas sou eu ou a assistente social Márcia Ferreira. Desde que implantamos o projeto, percebemos como os vínculos afetivos foram fortalecidos.”
Quer saber mais? Acesse o nosso Instagram
Mais Matérias

Leia também

Matéria anterior
HSJ implanta sistema de energia fotovoltaica Economia pode chegar a R$ 18 mil por mês
Próxima matéria
Corrente do Bem Cooperativa doa cestas básicas para o Hospital São José
Processando...